Os Teatros Documentários
Cadernos Vermelhos 3 e 4
2025
O livro Os Teatros Documentários, organizado por Béatrice Picon-Vallin e Érica Magris, é uma edição da Ensaio Aberto e foi traduzido pela primeira vez para o português por Fátima Saadi. A publicação é uma socialização dos materiais de pesquisa do Teatro dos Trabalhadores da Companhia Ensaio Aberto, integrando a coleção Cadernos Vermelhos.
Este caderno foi viabilizado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural | Dramaturgia Crítica em Processo - Termo de Fomento - Plataforma Tranfere.gov nº 887487/2019.

CADERNOS VERMELHOS 2
2023
Essa edição do Cadernos Vermelhos, publicação regular do grupo de estudos da Ensaio Aberto, o Teatro dos Trabalhadores, é dedicada à geração que nos antecedeu. A partir da retomada de fios que permaneceram soltos, vamos, juntos com nossas companhias irmãs espalhadas pelo Brasil e, com esses mesmos fios, tecer uma nova teia. Repensar o teatro épico no Brasil. Retomar a memória, como ferramenta de luta, para a construção não só de um teatro crítico mas para a construção de uma nova sociedade, que um dia possa ser solidária e não baseada nas relações de propriedade. Ter a coragem de seguir lutando por uma sociedade comunista.
Este Caderno foi viabilizado por meio do Termo de Fomento Plataforma Transferegov n° 881158/2018, “Companhia Ensaio Aberto – Teatro dos Trabalhadores – Pesquisa e Formação – Ano 5”, celebrado entre o Instituto Ensaio Aberto e Fundação Nacional de Artes – Funarte.
